Jornalismo da "Era Web"

sexta-feira, 3 de abril de 2009 às 12:46
Quando estudamos História, especificamente sobre como foi a evolução do nosso planeta, aprendemos que ela foi dividida em "eras". Um determinado período de tempo correspondente a uma série de acontecimentos. E na História do Jornalismo, também existem eras.

A Jornalista Pollyana Ferrari faz parte do início dessa Era do "Jornalismo Web", ou jornalismo online. A aproximadamente 10 anos atrás, ela estava na revista Época quando foi sentido pela primeira vez no Brasil o "crossover de mídias" com a publicação da reportagem de capa: "Leia e Ouça". Mas, diferente de qualquer uma das Eras do nosso planeta em que, a evolução aconteceu no sentido de progressão, Pollyana avalia que o jornalismo online regrediu, ou seja, esta nova Era, que parecia tão promissora, poderia ter sido muito mais. Apesar de muitos avanços realizados.

A jornalista aponta como um bom exemplo deste avanço o que a Globo.com tem feito ao Digitalizar todo seu acervo e oferecendo conteúdo hipermidiático no G1.
Ela acredita que este é um bom caminho a ser seguido, mas na prática ainda representa muito pouco.

Ferrari alerta que para o jornalista atender a demanda exigida do seu leitor online, ele precisa de mais conhecimento sobre mídias, linguagem de programação, webdesigner, amplo conhecimento da rede mundial, entre outros muito requisitados para a nova tarefa online. Além é claro das competências já inerentes à profissão. E ainda acrescenta que não é possível apenas ter um conhecimento superficial, é preciso entender mesmo.

0 comentários

Postar um comentário

Tiago Espindola | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com | Distributed by Deluxe Templates